segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Animação em Stop Motion

Fiz esse curso em animação em stop motion, pela equipe de Desenho Animado Ambiental, da Univille. Devo dizer que achei o curso muito bom, a proposta é viável de se aplicar com os alunos, e além de ser uma atividade extremamente divertida e envolvente, tem um resultado ótimo!
A proposta que recebemos no curso foi o Meio Ambiente, produzir pequenos filmes que levassem à reflexão e à preservação do meio ambiente!
Meu vídeo ficou absolutamente fantastico, modéstia à parte, é claro...

A sequencia didática deve se dar na seguinte ordem:

- Lançar o tema (como meio ambiente, por exemplo)
- Pedir que eles coloquem no papel todas as idéias que possuem em um resumo. Depois do resumo eles devem escrever cena por cena, e se possível, desenhar também.
- A melhor parte: fotografar! As cenas serão compostas por uma sequencia de fotos (o mesmo efeito do bloquinho de papel desenhado). É preciso pensar em cada detalhe, cada movimento de cada personagem vai influenciar muito na elaboração do vídeo!
- Depois de descarregar todas as fotos no computador, vem a parte gráfica... é preciso baixar um programa (muito fácil e gratuito) chamado Monkey Jam. Esse programa faz com que as fotos possam ser vistas como um pequeno vídeo.
- Em seguida, é só abrir esses vídeos no Windows Movie Maker e acrescentar as músicas!

É um projeto extenso, mas certamente será muito enriquecedor! Além de ser uma linguagem visual, pois devemos pensar sempre em aproximar nossos alunos da arte que está sendo produzida na atualidade, ou seja, a arte contemporânea!

Com essa técnica, certamente os alunos se sentirão um pouco diretores e cineastas... rsrs

Para todos, aí está meu querido vídeo!


3 comentários:

Unknown disse...

Ameeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiii....muito showwww...quero aprender.....

Anônimo disse...

amei d+...vou ver se consigo usar a tecnica para fazer um vídeo para minha conclusão de curso! vou falar de arte digital...obrigado !
se tiver alguma dica me mande ok?

Paola H. S. Gomes disse...

Oi!!!
Encontrei a nossa animação no seu blog!!!
Que legal!!!!
Parabéns pelo blog!!!
Abraços
Paola