quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Ditados e Expressoes Populares







Os ditados populares e expressões são um tema extremamente rico para a abordagem em sala de aula. Existem várias posibilidades artísticas sobre esse tema; como criação de desenhos, pinturas ou encenações sobre os ditados.



Minha opção de trabalho foi a da linguagem da fotografia, em que os alunos recebiam um ditado e, em grupos, precisavam pensar numa forma de representá-lo através de imagem fotográfica.







Inicialmente, expliquei o que eram os ditados através de uma apresentação de algumas fotos, encontradas na internet, colocadas abaixo, na forma de apresentação em power-point.










Em seguida, lancei o desafio para os alunos. Primeiro, eles receberam um ditado, que deveriam tentar interpretar. Em seguida, eu lhes entreguei a explicação do ditado, que eles deveriam apresentar ao grupo. Por fim, cada grupo procurou os materiais para produzir fotos auto-explicativas do ditado.


Abaixo, algumas produçoes dos alunos dentro dessa proposta de trabalho:

Pensando na morte da bezerra.



Varrer para debaixo do tapete

Eles ainda fizeram outros ditados, cada um do seu jeito. O resultado foi muito legal e o envolvimento dos grupos melhor ainda.

Um comentário:

Rosângela M. Samaniego disse...

Oi, adorei este trabalho.Sou prof. de Arte e estou fazendo um trabalho parecido c/ meus alunos. Visita o meu blog: http://produtodesaladeaularosangela.blogspot.com. Tenho certeza q/ trocaremos boas ideias.