Quem é professor de Artes certamente já se deparou com os famosos desenhos estereotipados, que os alunos aprendem a fazer desde sempre (ao que parece).
Apesar de lindinhos e bem feitos, esses desenhos são um verdadeiro vírus malígno para a criatividade dos alunos, além de dar uma grande dor de cabeça aos professores que querem realmente fazer um trabalho que produza os frutos que o ensino contextualizado da Arte pode trazer.
Pensando nisso, escrevi esse projeto, que leva cerca de cinco aulas, mas pode ser estendido, mediante a necessidade.
ESTEREÓTIPOS
Justificativa:
A realização dessa proposta pedagógica, tem por objetivo abordar os desenhos estereotipados, conhecidos como Estereótipos. Esses desenhos simplificados, que os alunos têm o costume de fazer desde as séries iniciais, prejudicam visivelmente a criatividade, limitando o processo criativo do aluno.
Com esse projeto de ensino, espera-se que os alunos sejam capazes de produzir desenhos criativos, dentro de suas possibilidades técnicas, compreendendo a riqueza que a Arte pode proporcionar à sua vida, através do estímulo à imaginação.
Objetivo Geral:
Conhecer maneiras de produzir desenhos livres do estereótipo, percebendo sua própria capacidade criativa.
Objetivos Específicos:
Compreender o que é o estereótipo e como ele é usado no dia a dia, refletindo sobre maneiras de romper com essas idéias.
Produzir um desenho criativo, percebendo como é possível criar desenhos sem que sejam estereotipados.
Criar uma campanha contra o uso do estereotipo nas aulas de Artes, refletindo sobre a importância da criatividade na vida.
Metodologia:
O trabalho acontecerá, basicamente, em duas etapas:
- Aulas expositivas dialogadas – em que será explicado o que é o estereótipo.
- Aulas práticas – nessas aulas os alunos produzirão desenhos fugindo à “regra do estereótipo”.
Metas:
Com a elaboração dessa proposta educativa espera-se que os alunos sejam capazes de:
- Compreender o que é o estereótipo e como ele é utilizado em seu dia a dia.
- Refletir sobre novas maneiras de criar desenhos.
- Perceber as diferenças estéticas entre desenhos criados com a imaginação e os desenhos estereotipados.
Recursos necessários:
Para a elaboração do projeto será necessário:
Para as aulas práticas: papel A4, lápis, lápis de cor, giz de cera.
Cronologia:
O tempo estimado para o desenvolvimento desse projeto é de 6 aulas. O prazo poderá ser estendido mediante necessidade.
Desenvolvimento:
v 1ª aula: Aula expositiva dialogada o estereótipo. Dividir o quadro em quatro partes e pedir que os alunos desenhem: casa, árvore, paisagem e flor. O resultado normalmente é o mesmo (desenho acima). Levá-los a refletir sobre as criações que fizeram. Solicitar para que, em casa eles pesquisem formas de fazer aqueles desenhos de uma maneira mais realista e tragam na próxima aula material de apoio (fotos, imagens, etc).
v 2ª aula: Aula prática. Nessa aula, apresentar diversas imagens dos elementos da aula passada, junto com o material que os alunos trouxeram. Eles deverão recriar esses elementos, fugindo totalmente do estereótipo. Os alunos terão que recriar os quatro desenhos propostos na primeira aula (casa, árvore, paisagem e flor).
v 3ª aula: Aula prática. Criação dos desenhos sem ser estereótipos.
v 4ª aula: Aula prática. Os alunos trarão cartolinas, e em grupos, criarão uma campanha contra o uso dos estereótipos. Deverão apresentar como se fosse uma propaganda de televisão.
v 5ª aula: Aula prática. Continuação do exercício anterior. Elaboração dos cartazes, criação da propaganda.
v 6ª aula: Aula prática. Apresentação dos cartazes.
Avaliação:
No processo avaliativo o aluno será observado em todos os níveis de conhecimento que envolvem: atenção, percepção, raciocínio, imaginação, transformação, participação, envolvimento com as linguagens e explicações e finalmente, linguagem, ou seja, o produto final.
Procuro fazer esse projeto com todas as turmas que inicio a dar aula, o resultado é muito bom. A partir de então os alunos se policiam uns aos outros para não fazerem os desenhos estereotipados.
Mas todos têm sempre a mesma reação; parece que lhes foi tirado o chão! É muito interessante. Mas aos poucos vão conseguindo criar coisas novas, e dessa maneira seus trabalhos se tornam muito mais criativos.
Um comentário:
11sou professora e aluna no curso de pedagogia e este é o tema do meu projeto na cadeira de estagio em ed. infantil, adorei a ideia e vou inclui-la no meu dia a dia. obrigada pela dica.
Postar um comentário