quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O Folclore


As minhas próximas postagens vou disponibilizar o material que consegui sobre o Folclore.

Fiz uma pesquisa bem vasta, procurando o maior número de informações e atividades para abordar esse tema. Assim, acredito que muitas das idéias colocadas aqui poderão ser de alguma serventia para os professores de outras áreas, além de Artes, que é o foco principal.


Abaixo está o projeto, e aos poucos vou acrescentando outras contribuições!


Justificativa:


A realização dessa proposta pedagógica, a realizar-se de 04 de agosto a 22 de setembro de 2008, sob o tema Folclore, tem como objetivos proporcionar aos alunos o contato com as mais variadas formas de cultura popular: lendas, cantigas, parlendas, trava-línguas e brinquedos e brincadeiras tradicionais. Com a realização desta proposição educativa, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer os elementos do folclore em seu cotidiano, além de refletir sobre as brincadeiras de seus pais e parentes, através de uma pesquisa.

Objetivo Geral:


Conhecer as características do folclore brasileiro, vivenciando manifestações da cultura popular e mundo lendário do nosso país.

Objetivos Específicos:


Conhecer alguns elementos básicos do folclore, vivenciando os conhecimentos através de vídeos e textos.
Aprofundar os conhecimentos acerca do folclore, refletindo sobre alguns personagens lendários importantes.
Conhecer as lendas do Saci-Pererê, Negrinho do pastoreio e da Iara, produzindo trabalhos bidimensionais e dobraduras sobre o tema.
Estudar a lenda do Boi de Mamão, produzindo trabalhos tridimensionais e dobraduras.
Ampliar seus conhecimentos sobre o folclore, estudando as lendas do Curupira, Caipora e Boto Rosa.
Contextualizar os conhecimentos adquiridos sobre os personagens do folclore, criando fantoches dos personagens estudados.
Conhecer as músicas e brincadeiras populares, contextualizando com as músicas e brincadeiras atuais.
Compartilhar com os colegas um brinquedo seu, refletindo sobre a importância de brincar e de cuidar bem de seus objetos.
Produzir alguns brinquedos populares, relacionando as brincadeiras antigas à atualidade.

Metas:


Com a elaboração dessa proposta educativa espera-se que os alunos sejam capazes de:
- Pesquisar com familiares de crendices e provérbios usados ou apenas conhecidos;
- Conheçam e vivenciem algumas brincadeiras tradicionais;
- Produzam Fantoches dos personagens folclóricos;
- Criem um painel na sala com os personagens lendários;
- Estudem e interpretem as lendas;
- Resolvam caça palavras e cruzadinhas diversas;
- Produzam dobraduras de personagens lendários;

Conteúdo:

Folclore

Cada povo tem um jeito muito especial de compreender o que acontece à sua volta.Para explicar fenômenos naturais, forças desconhecidas, ou para contar passagens importantes da nossa História, as pessoas comuns de todas as raças e religiões criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições.O saber popular é aquele que atravessa o tempo pela comunicação oral das gerações, sendo recontado, falado, declamado ou cantado.Boto, Cuca, Curupira, Saci-Pererê, Lobisomem, Mula-Sem-Cabeça existem na fantasia e imaginação de milhares de pessoas e fazem parte, de alguma maneira, da nossa memória.Folclore, portanto, é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, músicas, danças, advinhações, provérbios, superstições, brinquedos, jogos, poesias, artesanatos, contos, enfim, tudo o que faz parte da cultura e memória de um povo.Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um País, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima. Recursos necessários:
Para a elaboração do projeto será necessário:
Para as aulas explicativas: textos, imagens, dvd e televisão, livros de Folclore, cd com desenhos e filmes sobre o tema.
Para as aulas práticas: papel A4, papel craft, lápis, tinta guache, pincel, lápis de cor, giz de cera, revistas, tesoura, cola, canetinhas, materiais para a confecção dos fantoches (tecido, papel camurça, feltro, botões, etc).

Cronologia:


O tempo estimado para o desenvolvimento desse projeto é de 9 aulas. O prazo poderá ser estendido mediante necessidade.


Desenvolvimento:

v 1ª aula:
Abordagem do tema Folclore. Conversar com os alunos sobre o que eles conhecem sobre o Folclore. Pedir que façam um desenho sobre o que sabem. Passar um texto explicativo. Apresentar vídeos.

v 2ª aula:
Conversar com os alunos sobre as lendas e mitos, além de contos populares. Contar alguns contos da carochinha.

v 3ª aula:
Estudo aprofundado dos personagens folclóricos: Saci – através de contação de história, cruzadinhas, caça-palavras e dobradura e a Iara, dobraduras e desenhos e Negrinho do Pastoreio, escuta da história e dobradura.

v 4ª aula:
Estudo da lenda do Bumba-Meu-Boi, ou Boi de Mamão. Abordagem da história e tradição local. Criação do boi em dobraduras e com materiais recicláveis. Colagem no painel e exposição dentro da sala.

v 5ª aula:
Estudo do Curupira e Caipora. Músicas sobre o tema. Dobradura do Curupira e desenho da Caipora. Estudo da lenda do Boto-Rosa, com a produção de dobradura.

v 6ª aula:
Elaboração dos móbiles do folclore. Finalização do trabalho sobre os personagens lendários com criação de fantoches.

v 7ª aula:
As Brincadeiras – Analisar Junto com os alunos as brincadeiras que seus pais e avós gostavam. Listar no quadro as principais, e depois interrogá-los das brincadeiras que eles mais gostam. Refletir sobre as mudanças de uma geração para a outra. Apresentar aos alunos algumas das brincadeiras tradicionais: Pega-Pega, Esconde-Esconde, Estátua, Gato-Mia, entre outras, tendo um momento lúdico. Solicitar que na aula seguinte cada um traga para a escola um brinquedo que goste.

v 8ª aula:
Os brinquedos. Os alunos mostram para os colegas o brinquedo que trouxeram. Contextualizar com eles a questão dos brinquedos tradicionais, feitos pelas próprias crianças: peteca, pião, pipa, etc. Refletir sobre a importância de brincar. Apresentar o filme “Toy Story”, e conversar com os alunos sobre como devemos cuidar dos brinquedos.

v 9ª aula:
Estudo de alguns brinquedos tradicionais: confecção de petecas, cata-ventos, elástico, pé de lata. Momento lúdico para as brincadeiras.


3 comentários:

Rafael disse...

Ótimo seu projeto e parabéns pelo seu blog.

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático BETO CARRERO WORLD em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.
vou divulgar este maravilhoso blog

professor de arte disse...

Parabéns pela pesquisa. adorei.