quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Ditados e Expressoes Populares







Os ditados populares e expressões são um tema extremamente rico para a abordagem em sala de aula. Existem várias posibilidades artísticas sobre esse tema; como criação de desenhos, pinturas ou encenações sobre os ditados.



Minha opção de trabalho foi a da linguagem da fotografia, em que os alunos recebiam um ditado e, em grupos, precisavam pensar numa forma de representá-lo através de imagem fotográfica.







Inicialmente, expliquei o que eram os ditados através de uma apresentação de algumas fotos, encontradas na internet, colocadas abaixo, na forma de apresentação em power-point.










Em seguida, lancei o desafio para os alunos. Primeiro, eles receberam um ditado, que deveriam tentar interpretar. Em seguida, eu lhes entreguei a explicação do ditado, que eles deveriam apresentar ao grupo. Por fim, cada grupo procurou os materiais para produzir fotos auto-explicativas do ditado.


Abaixo, algumas produçoes dos alunos dentro dessa proposta de trabalho:

Pensando na morte da bezerra.



Varrer para debaixo do tapete

Eles ainda fizeram outros ditados, cada um do seu jeito. O resultado foi muito legal e o envolvimento dos grupos melhor ainda.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Folclore - atividades práticas Bumba meu boi

Como abordar o folclore de forma mais efetiva? Além de estudar as lendas e criar desenhos, é possível ainda produzir dobraduras e miniaturas dos personagens lendários, além de fazer fantoches.
Encontrei essas dicas na net, enquanto pesquisava sobre o tema, e também recebi muito material de amigas, principalmente professoras. Espero que ninguém se sinta desrespeitado ao ver a atividade publicada aqui. Minha única intenção é compartilhar por completo meu processo pedagógico, que envolveu muitas atividades diferentes.


Bumba Meu Boi (Boi de Mamão)


Achei essas miniaturas lindas! Pretendo fazer ambas com os alunos na próxima segunda feira!
BOI DE SUCATA
Material Necessário:
• Cola Branca
• Rolo de papel higiênico
• Copinho de Danoninho
• Fitas coloridas
• Papeis coloridos (cartão preto e maleável da cor de preferência )
• Pincel
• Lantejoulas e paetês
• Olhinhos
• Palitos de sorvete
• Tesoura
Observe as figuras para montar o boi



• Pegue os palitos de sorvete e quebre no meio. Em seguida cole os palitos no rolo de papel higiênico para formar as patas do boi.
• Recorte o pote de Danoninho para obter o formato da cabeça do boi. Note que a parte debaixo é arredondada.

• Cole lantejoulas escuras para criar o focinho do boi.
• Cole os olhos nas laterais da cabeça.
• Desenhe chifres em papel cartão preto e cole-os atras das orelhas do boi.



• Recorte um pedaço de papel colorido (maleável) no tamanho de 15 cm x 10 cm para criar a capa do boi.
• Decore a capa com lantejoulas, paetês e fitas.


Depois de prontos os bois é só brincar, cantar e dançar com as crianças!






Fonte: www.projetospedagogicosdinamicos.com - Tem várias dicas para atividades.

Esse é mais complicado, mas vou postar de qualquer maneira, pois fica lindo!





Fonte: http://cantinhoalternativo.blogspot.com/search/label/folclore - um blog muito lindo e cheio de idéias!

Bom, por enquanto fico por aqui, espero que essas idéias ajudem!!!

Bjos a todos!

sábado, 16 de agosto de 2008

Folclore II

Olá!!!

Estou postando algumas das atividades que escolhi para trabalhar o projeto abaixo, com tema no folclore.


Esse vídeo é bem interessante, os alunos adoraram! Pediram-me para passar ele mais vezes, para conseguirem cantar junto. É uma ótima atividade para se fazer.

Quando voltamos para a sala, entreguei a eles uma folha com partes da parlenda e desenhos, que eles deveriam substituir por palavras.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O Folclore


As minhas próximas postagens vou disponibilizar o material que consegui sobre o Folclore.

Fiz uma pesquisa bem vasta, procurando o maior número de informações e atividades para abordar esse tema. Assim, acredito que muitas das idéias colocadas aqui poderão ser de alguma serventia para os professores de outras áreas, além de Artes, que é o foco principal.


Abaixo está o projeto, e aos poucos vou acrescentando outras contribuições!


Justificativa:


A realização dessa proposta pedagógica, a realizar-se de 04 de agosto a 22 de setembro de 2008, sob o tema Folclore, tem como objetivos proporcionar aos alunos o contato com as mais variadas formas de cultura popular: lendas, cantigas, parlendas, trava-línguas e brinquedos e brincadeiras tradicionais. Com a realização desta proposição educativa, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer os elementos do folclore em seu cotidiano, além de refletir sobre as brincadeiras de seus pais e parentes, através de uma pesquisa.

Objetivo Geral:


Conhecer as características do folclore brasileiro, vivenciando manifestações da cultura popular e mundo lendário do nosso país.

Objetivos Específicos:


Conhecer alguns elementos básicos do folclore, vivenciando os conhecimentos através de vídeos e textos.
Aprofundar os conhecimentos acerca do folclore, refletindo sobre alguns personagens lendários importantes.
Conhecer as lendas do Saci-Pererê, Negrinho do pastoreio e da Iara, produzindo trabalhos bidimensionais e dobraduras sobre o tema.
Estudar a lenda do Boi de Mamão, produzindo trabalhos tridimensionais e dobraduras.
Ampliar seus conhecimentos sobre o folclore, estudando as lendas do Curupira, Caipora e Boto Rosa.
Contextualizar os conhecimentos adquiridos sobre os personagens do folclore, criando fantoches dos personagens estudados.
Conhecer as músicas e brincadeiras populares, contextualizando com as músicas e brincadeiras atuais.
Compartilhar com os colegas um brinquedo seu, refletindo sobre a importância de brincar e de cuidar bem de seus objetos.
Produzir alguns brinquedos populares, relacionando as brincadeiras antigas à atualidade.

Metas:


Com a elaboração dessa proposta educativa espera-se que os alunos sejam capazes de:
- Pesquisar com familiares de crendices e provérbios usados ou apenas conhecidos;
- Conheçam e vivenciem algumas brincadeiras tradicionais;
- Produzam Fantoches dos personagens folclóricos;
- Criem um painel na sala com os personagens lendários;
- Estudem e interpretem as lendas;
- Resolvam caça palavras e cruzadinhas diversas;
- Produzam dobraduras de personagens lendários;

Conteúdo:

Folclore

Cada povo tem um jeito muito especial de compreender o que acontece à sua volta.Para explicar fenômenos naturais, forças desconhecidas, ou para contar passagens importantes da nossa História, as pessoas comuns de todas as raças e religiões criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições.O saber popular é aquele que atravessa o tempo pela comunicação oral das gerações, sendo recontado, falado, declamado ou cantado.Boto, Cuca, Curupira, Saci-Pererê, Lobisomem, Mula-Sem-Cabeça existem na fantasia e imaginação de milhares de pessoas e fazem parte, de alguma maneira, da nossa memória.Folclore, portanto, é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, músicas, danças, advinhações, provérbios, superstições, brinquedos, jogos, poesias, artesanatos, contos, enfim, tudo o que faz parte da cultura e memória de um povo.Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um País, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima. Recursos necessários:
Para a elaboração do projeto será necessário:
Para as aulas explicativas: textos, imagens, dvd e televisão, livros de Folclore, cd com desenhos e filmes sobre o tema.
Para as aulas práticas: papel A4, papel craft, lápis, tinta guache, pincel, lápis de cor, giz de cera, revistas, tesoura, cola, canetinhas, materiais para a confecção dos fantoches (tecido, papel camurça, feltro, botões, etc).

Cronologia:


O tempo estimado para o desenvolvimento desse projeto é de 9 aulas. O prazo poderá ser estendido mediante necessidade.


Desenvolvimento:

v 1ª aula:
Abordagem do tema Folclore. Conversar com os alunos sobre o que eles conhecem sobre o Folclore. Pedir que façam um desenho sobre o que sabem. Passar um texto explicativo. Apresentar vídeos.

v 2ª aula:
Conversar com os alunos sobre as lendas e mitos, além de contos populares. Contar alguns contos da carochinha.

v 3ª aula:
Estudo aprofundado dos personagens folclóricos: Saci – através de contação de história, cruzadinhas, caça-palavras e dobradura e a Iara, dobraduras e desenhos e Negrinho do Pastoreio, escuta da história e dobradura.

v 4ª aula:
Estudo da lenda do Bumba-Meu-Boi, ou Boi de Mamão. Abordagem da história e tradição local. Criação do boi em dobraduras e com materiais recicláveis. Colagem no painel e exposição dentro da sala.

v 5ª aula:
Estudo do Curupira e Caipora. Músicas sobre o tema. Dobradura do Curupira e desenho da Caipora. Estudo da lenda do Boto-Rosa, com a produção de dobradura.

v 6ª aula:
Elaboração dos móbiles do folclore. Finalização do trabalho sobre os personagens lendários com criação de fantoches.

v 7ª aula:
As Brincadeiras – Analisar Junto com os alunos as brincadeiras que seus pais e avós gostavam. Listar no quadro as principais, e depois interrogá-los das brincadeiras que eles mais gostam. Refletir sobre as mudanças de uma geração para a outra. Apresentar aos alunos algumas das brincadeiras tradicionais: Pega-Pega, Esconde-Esconde, Estátua, Gato-Mia, entre outras, tendo um momento lúdico. Solicitar que na aula seguinte cada um traga para a escola um brinquedo que goste.

v 8ª aula:
Os brinquedos. Os alunos mostram para os colegas o brinquedo que trouxeram. Contextualizar com eles a questão dos brinquedos tradicionais, feitos pelas próprias crianças: peteca, pião, pipa, etc. Refletir sobre a importância de brincar. Apresentar o filme “Toy Story”, e conversar com os alunos sobre como devemos cuidar dos brinquedos.

v 9ª aula:
Estudo de alguns brinquedos tradicionais: confecção de petecas, cata-ventos, elástico, pé de lata. Momento lúdico para as brincadeiras.


quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Os estereótipos - Como exterminar esses vilões da criatividade!





Quem é professor de Artes certamente já se deparou com os famosos desenhos estereotipados, que os alunos aprendem a fazer desde sempre (ao que parece).



Apesar de lindinhos e bem feitos, esses desenhos são um verdadeiro vírus malígno para a criatividade dos alunos, além de dar uma grande dor de cabeça aos professores que querem realmente fazer um trabalho que produza os frutos que o ensino contextualizado da Arte pode trazer.



Pensando nisso, escrevi esse projeto, que leva cerca de cinco aulas, mas pode ser estendido, mediante a necessidade.



ESTEREÓTIPOS



Justificativa:


A realização dessa proposta pedagógica, tem por objetivo abordar os desenhos estereotipados, conhecidos como Estereótipos. Esses desenhos simplificados, que os alunos têm o costume de fazer desde as séries iniciais, prejudicam visivelmente a criatividade, limitando o processo criativo do aluno.
Com esse projeto de ensino, espera-se que os alunos sejam capazes de produzir desenhos criativos, dentro de suas possibilidades técnicas, compreendendo a riqueza que a Arte pode proporcionar à sua vida, através do estímulo à imaginação.

Objetivo Geral:



Conhecer maneiras de produzir desenhos livres do estereótipo, percebendo sua própria capacidade criativa.

Objetivos Específicos:



Compreender o que é o estereótipo e como ele é usado no dia a dia, refletindo sobre maneiras de romper com essas idéias.
Produzir um desenho criativo, percebendo como é possível criar desenhos sem que sejam estereotipados.
Criar uma campanha contra o uso do estereotipo nas aulas de Artes, refletindo sobre a importância da criatividade na vida.

Metodologia:



O trabalho acontecerá, basicamente, em duas etapas:
- Aulas expositivas dialogadas – em que será explicado o que é o estereótipo.
- Aulas práticas – nessas aulas os alunos produzirão desenhos fugindo à “regra do estereótipo”.

Metas:



Com a elaboração dessa proposta educativa espera-se que os alunos sejam capazes de:
- Compreender o que é o estereótipo e como ele é utilizado em seu dia a dia.
- Refletir sobre novas maneiras de criar desenhos.
- Perceber as diferenças estéticas entre desenhos criados com a imaginação e os desenhos estereotipados.

Recursos necessários:



Para a elaboração do projeto será necessário:
Para as aulas práticas: papel A4, lápis, lápis de cor, giz de cera.

Cronologia:
O tempo estimado para o desenvolvimento desse projeto é de 6 aulas. O prazo poderá ser estendido mediante necessidade.

Desenvolvimento:
v 1ª aula: Aula expositiva dialogada o estereótipo. Dividir o quadro em quatro partes e pedir que os alunos desenhem: casa, árvore, paisagem e flor. O resultado normalmente é o mesmo (desenho acima). Levá-los a refletir sobre as criações que fizeram. Solicitar para que, em casa eles pesquisem formas de fazer aqueles desenhos de uma maneira mais realista e tragam na próxima aula material de apoio (fotos, imagens, etc).
v 2ª aula: Aula prática. Nessa aula, apresentar diversas imagens dos elementos da aula passada, junto com o material que os alunos trouxeram. Eles deverão recriar esses elementos, fugindo totalmente do estereótipo. Os alunos terão que recriar os quatro desenhos propostos na primeira aula (casa, árvore, paisagem e flor).
v 3ª aula: Aula prática. Criação dos desenhos sem ser estereótipos.
v 4ª aula: Aula prática. Os alunos trarão cartolinas, e em grupos, criarão uma campanha contra o uso dos estereótipos. Deverão apresentar como se fosse uma propaganda de televisão.
v 5ª aula: Aula prática. Continuação do exercício anterior. Elaboração dos cartazes, criação da propaganda.


v 6ª aula: Aula prática. Apresentação dos cartazes.

Avaliação:

No processo avaliativo o aluno será observado em todos os níveis de conhecimento que envolvem: atenção, percepção, raciocínio, imaginação, transformação, participação, envolvimento com as linguagens e explicações e finalmente, linguagem, ou seja, o produto final.


Procuro fazer esse projeto com todas as turmas que inicio a dar aula, o resultado é muito bom. A partir de então os alunos se policiam uns aos outros para não fazerem os desenhos estereotipados.
Mas todos têm sempre a mesma reação; parece que lhes foi tirado o chão! É muito interessante. Mas aos poucos vão conseguindo criar coisas novas, e dessa maneira seus trabalhos se tornam muito mais criativos.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Cheguei!

Olá!!!

Criei esse blog com o intuito de compartilhar com outros educadores minhas experiências e idéias no contexto educacional.
Espero que minhas contribuições possam ser útil a outros professores, que assim como eu, procuram fazer de suas aulas um espaço para a criatividade e o aprendizado efetivo!

Eis uma reflexão acerca dos verdadeiros professores:

“Os professores mais eficientes são, em geral, aqueles que acreditam que os alunos podem progredir, aqueles que têm confiança nos alunos. Os mais eficientes são também os professores que vêem os alunos como eles são e não como eles deveriam ser”. - desconheço o autor.

Essa minha primeira postagem é mais uma apresentação. Aos poucos, espero poder postar idéias e compartilhar minhas experiências em sala de aula.
Trabalho sempre com um tema norteador, sobre o qual faço inúmeras pesquisas e elaboro uma espécie de projeto, que me ajuda a montar minha sequência didática e torna o trabalho mais consistente. E serão esses projetos que compartilharei com vocês!

Um forte abraço!!!